quarta-feira, 2 de maio de 2012

Mediar públicos com necessidades educativas especiais: Curso de prática pedagógica

Desde 2006, com o programa “Oficinas Museu Aberto”, que o Setor Educativo do Centro de Arte Moderna tem vindo a desenvolver um trabalho importante e continuado com populações portadoras de deficiência e/ou doença mental, numa lógica de trabalho que pretende alargar acessibilidades, promover o museu enquanto espaço inclusivo e reforçar a ideia de uma educação artística como parte integrante da formação completa de qualquer indivíduo - um princípio que se prende com o direito de cidadania. 
Ao longo destes quatro anos o Setor Educativo do Centro de Arte Moderna tem assim desenvolvido trabalho com públicos muito diferenciados nas necessidades, desafios e exigências, e planificado e realizado um conjunto de oficinas criativas especializadas e diversificadas. 
Estas oficinas, que partem da coleção e exposições para descobertas e conquistas pessoais destes visitantes, complementando a experiência museológica com um trabalho oficinal, têm demonstrado que a capacidade questionadora da produção artística atual gera neste público respostas interiores e uma comunicação com evidentes reflexos terapêuticos e capacitadores de uma cidadania mais plena. 
Este curso de cariz teórico-prático pretende apresentar, discutir e explorar algumas das estratégias e metodologias seguidas pela equipa de necessidades educativas especiais do CAM, estimulando os formandos a: 
- partilhar saberes; 
- a adquirir ou diversificar ferramentas para uma melhor caracterização e um melhor conhecimento destes visitantes; 
- a abordar diferentes metodologias de intervenção; 
- a experimentar alguns exercícios de oficina; 
- e a esboçar propostas de trabalho com estas populações. 

Uma formação dirigida a professores, terapeutas, mediadores culturais e a todos os educadores que trabalhem ou pretendam vir a trabalhar com estes públicos. 


Concepção e orientação 
Miguel Horta e Margarida Vieira

Este curso realiza-se nos dias 5 e 6 de maio. No sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30. No domingo das 10h00 às 13h00. Tem a duração de 9 horas (dia e meio), para um mínimo de 10 e um máximo de 25 participantes. O custo é de 40€.
Mais informações, aqui.

Sem comentários: