sexta-feira, 20 de julho de 2012

Implante ocular inovador devolve visão de imediato

Um implante ocular revolucionário tem potencial para devolver, de imediato e com grande simplicidade, a visão a pessoas cegas. A inovação, denominada Bio Retina, é implantada sob anestesia local e oferece ao paciente a capacidade de ver a preto e branco como num monitor de computador.

Para já ainda é um protótipo, mas a empresa Nano-Retina, que está a desenvolver o implante, adianta que os ensaios clínicos poderão começar já no próximo ano.

De acordo com o jornal Daily Mail, o dispositivo em questão foi especificamente concebido para doentes que sofram de degeneração macular - um problema que causa perda da visão central - relacionada com o envelhecimento, bem como de glaucoma e cataratas.

Citada pelo diário britânico, a companhia explica que este incorpora vários minúsculos componentes do tamanho da unha de uma criança. 

"A implantação do dispositivo demora 30 minutos, requerendo apenas anestesia local, uma pequena incisão e a sua 'colagem' à retina danificada", esclarece a empresa. Depois do procedimento, a visão é recuperada instantaneamente, sendo o tempo de recuperação de cerca de uma semana. 

Este sistema surge como algo revolucionário porque, atualmente, todos os que estão a ser estudados "exigem anestesia geral e uma operação de seis horas para implantar cirurgicamente peças de 'hardware' no olho, ligando-as entre si, ou para inserir um implante ligado a um fio que passa através do crânio do paciente", conclui a Nano-Retina.

Sem comentários: