quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Exposição/Colóquio “Revelar Potencialidades”

No dia 3 de dezembro realiza-se a Exposição/Colóquio “Revelar Potencialidades” no auditório e biblioteca da Escola Básica Luísa Todi.

Estas atividades incluem-se na iniciativa de comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, proclamado pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, mobilizar para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
Este ano, o Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi procura dar um novo significado a este dia, envolvendo toda a comunidade educativa (alunos, famílias, docentes, instituições da comunidade, empresas, etc.) na descoberta de recursos educativos e de preparação para a vida pós-escolar dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE). Para isso, irá desenvolver um conjunto de atividades onde, através de uma mensagem positiva, procura valorizar casos de sucesso de antigos alunos com NEE, bem como as ofertas disponibilizadas pelas diferentes instituições da comunidade.

 I. Colóquio / exposição “Revelar Potencialidades” – detalhes do evento e inscrições em
www.avelt.org/coloquiodipd/

II. “Revelar Potencialidades” no pré-escolar e 1º CEB: Divulgação da Convenção dos direitos da pessoa com deficiência através da leitura animada do livro “Tu tens direito” adaptação Instituto Nacional de Reabilitação (INR)

Com estas iniciativas, julga-se contribuir para: i) Desconstruir a imagem negativa associada à deficiência; ii) Mostrar exemplos de boas práticas através das experiências diversificadas de alguns ex-alunos; iii) A reflexão sobre o papel da escola na transição para a vida pós-escolar; iv) A reflexão sobre a legislação existente e necessidade de mudança; v) Envolver a comunidade educativa e para o estabelecimento de sinergias entre instituições da comunidade.

Sem comentários: