domingo, 4 de janeiro de 2015

Colégios privados de ensino especial e Governo reúnem-se na segunda-feira para discutir dívidas

O secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário e a associação dos colégios privados reúnem-se na segunda-feira para “analisar a situação” que levou oito colégios particulares de ensino especial a decidir não abrir portas a 5 de janeiro.

O diretor executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), Rodrigo Queiroz e Melo, adiantou que foi contactado (...) pelo secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, Fernando Reis, para agendar uma reunião para a próxima segunda-feira, dia 5 de janeiro, pelas 10h30, nas instalações do Ministério da Educação na 5 de Outubro.

Em causa estão as dívidas do Ministério da Educação e Ciência (MEC) aos colégios privados de ensino especial que, de acordo com a AEEP, deixaram as instituições numa “situação financeira aflitiva”.

Sobre o assunto, o MEC disse apenas, até ao momento, que já foram regularizados os pagamentos em falta aos colégios privados, “restando apenas situações pontuais”.

De acordo com os números divulgados pela AEEP, o Ministério da Educação e Ciência (MEC) deve 1,2 milhões de euros a oito colégios privados de ensino especial, envolvendo mais de 250 trabalhadores e 700 alunos.

Quando na sexta-feira confirmou (...) que os colégios de ensino especial não abrem na próxima segunda-feira para retomar o ano letivo e dar início ao 2.º período, Rodrigo Queiroz e Melo referiu que os pagamentos estão pendentes de um visto do Tribunal de Contas, algo que a AEEP gostaria de discutir e rever com o Governo.

O diretor executivo da AEEP afirmou que o secretário de Estado mostrou “disponibilidade para perceber o que se passou e analisar a situação” na reunião de segunda-feira. (...)

Fonte: Público por indicação de Livresco

Sem comentários: