segunda-feira, 30 de março de 2015

DIA MUNDIAL DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO ASSINALADO NA MEALHADA

A Câmara Municipal da Mealhada através do seu Setor de Ação Social vai associar-se, no próximo dia 2 de abril, às comemorações do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo 2015 e ao movimento “Light it Up Blue” – uma iniciativa a nível mundial que engloba um conjunto de ações simbólicas de sensibilização da comunidade para a questão do Autismo. As atividades decorrem no concelho da Mealhada entre os dias 1 e 5 de abril. O objetivo essencial é sensibilizar e envolver a comunidade, funcionários da autarquia e instituições locais, com a realidade do Autismo e chamar a atenção para a necessidade de criar as condições ideais, em termos de educação, criação de oportunidades de emprego e outras medidas, que permitam uma melhor integração dos autistas na sociedade.

A temática da do Autismo vai estar em destaque entre os dias 1 e 5 de abril, na Mealhada. Durante este período, os tons de azul vão fazer parte da iluminação noturna de alguns edifícios municipais. O programa das comemorações inclui, ainda, no dia escolhido para assinalar O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, 2 de abril, a dinamização de variadas iniciativas que pretendem “despertar” a comunidade local para o problema.

Assim, neste dia, logo pelas 10h, o Setor de Ação Social da câmara da Mealhada recebe um grupo de utentes e técnicos da APPACDM – Centro Social de Santo Amaro, de Casal Comba, para a colocação de fitas de cor azul na fachada do edifício do Gabinete de Ação Social da Mealhada. Meia hora depois, às 10h30, terá lugar uma Ação de Sensibilização de Rua junto da comunidade. Cerca das 11h, uma nova Ação de Sensibilização será feita, desta vez, junto dos funcionários da autarquia, com a distribuição de pulseiras e laços de cor azul alusivas à temática. O encerramento das comemorações está agendado para as 11h30, com uma Largada de Balões azuis no Jardim Municipal da Mealhada.

O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas em 2007, e é anual e mundialmente celebrado no dia 2 de abril. O Autismo é uma dificuldade do desenvolvimento infantil que atinge muitas crianças no nosso país e que tem um enorme impacto social e económico. Com um número de afetados por esta patologia estimado em cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, não existe uma cura mas alguns métodos de intervenção psicopedagógica têm tido resultados positivos, em particular no controlo de comportamentos específicos, permitindo uma melhor adaptação das crianças e adultos à vida em sociedade.

Fonte: Local.pt por indicação de Livresco

Sem comentários: