terça-feira, 30 de junho de 2015

ESTRATÉGIAS E MODELOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS PELOS CENTROS DE RECURSOS TIC NO ACONSELHAMENTO DE PRODUTOS DE APOIO PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Em 2007, o Ministério da Educação criou uma rede de 25 Centros de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC). Estes centros, entre outras missões,são responsáveis pela avaliação de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tendo em vista a implementação dos produtos de apoio (PA)na intervenção educativa junto dos mesmos. É neste contexto que surge o estudo cujos principais resultados apresentamos neste artigo e que teve por finalidade compreender as práticas atualmente em curso nos CRTIC,nomeadamente no que respeita às estratégias e aos modelos aplicados nas avaliações dos alunos com NEE, para efeitos de aconselhamento de PA. O estudo realizado assentou num paradigma plurimetodológico, tendo-se analisado dados obtidos através da aplicação de um inquérito por questionário à totalidade dos centros, bem como os seus relatórios de atividade e alguns inquéritos por entrevista. Sustentada pelas práticas descritas e analisadas,conceptualizámos e prototipámos uma proposta de uma plataforma de apoio,designada por "Rede NEE", que contempla estratégias que poderão facilitar a monitorização dos produtos de apoio atribuídos.


Artigo da autoria de Simone da Fonte Ferreira e Ana Margarida Almeida, publicado na Revista Portuguesa de Educação (ISSN 0871-9187), uma publicação semestral do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

O artigo pode ser consultado aqui.

Sem comentários: