quarta-feira, 17 de junho de 2015

Marca Entidade Empregadora Inclusiva

O Decreto-Lei n.º 108/2015 procede a alterações ao ordenamento jurídico, criando a Marca Entidade Empregadora Inclusiva, reforçando os apoios à qualificação, aos centros de recursos e ao emprego apoiado, bem como ajustando algumas matérias em função da implementação do Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade.

O normativo republica o Decreto-Lei n.º 290/2009, de 12 de outubro, com a redação atual, que cria o Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade e define o regime de concessão de apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento das políticas de emprego e apoio à qualificação das pessoas com deficiência e incapacidade, que compreende as seguintes medidas: 
a) Apoio à qualificação; 
b) Apoios à integração, manutenção e reintegração no mercado de trabalho; 
c) Emprego apoiado.

São ainda definidos, no âmbito do programa agora criado, os apoios técnicos e financeiros aos centros de reabilitação profissional de gestão participada, às entidades de reabilitação que desenvolvem as ações previstas nas alíneas a) e b) referidas acima, bem como a credenciação de entidades da rede de centros de recursos do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P. (IEFP, I. P.), e a criação do Fórum para a Integração Profissional.

Sem comentários: