quinta-feira, 2 de julho de 2015

Professor: 4 atitudes para aumentar a organização dos seus alunos

A organização é uma das principais características para que os alunos consigam ter um bom desempenho escolar, mas a maior parte deles não tem esse hábito. Por isso, é essencial que os professores ajudem a turma mostrando formas de atingir vários níveis de organização benéficos para o rendimento em sala de aula.

Fique a conhecer 4 dicas que o vão ajudar a incentivar os seus alunos a serem mais organizados:

1 – Escreva o plano da aula no quadro

Mostrar qual será a sequência de assuntos e atividades a desenvolver em sala fará com que o aluno não considere confusa ou repentina a mudança de tarefas, pois será o professor a evidenciar qual o caminho a seguir durante o período de aula. Além disso, eles passarão a notar quais são os materiais necessários para cada momento do dia e, ainda que subtilmente, começarão a organizar-se.

2 – Incentive o uso da lista de tarefas

Esta é outra excelente técnica para que os alunos reconheçam que tarefas devem realizar ao longo do dia. Incentive-os para que sejam eles mesmos a escrever as suas notas e ajude-os a perceber que itens devem ser prioritários. Caso os seus alunos sejam mais novos, deixe a lista já preparada e faça com que eles acompanhem o seu progresso a cada actividade que vão concluindo.

3 – Converse com os pais

Os alunos desorganizados esquecem-se facilmente de fazer os trabalhos de casa ou então de os levar no dia seguinte. Por isso, é importante que tenha uma conversa franca com os pais para que eles também se envolvam na monitorização dos trabalhos. Com os seus lembretes em sala de aula e o incentivo dos pais em casa, a criança criará aos poucos o hábito de fazer os seus trabalhos.


Sabe como fazer com que eles se lembrem das tarefas? Mostre-lhes de que forma podem usar algumas ferramentas de organização, como alarmes e agendas, para se organizarem e incentive-os a anotar as lições de casa diariamente.

Fonte: Universia

Sem comentários: