quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Projeto de alunos que inspiram professores chega ao Fórum Económico Mundial

Alunos que inspiram professores revelando-lhes a sua influência e importância para o sucesso escolar é a ideia chave do projeto de Afonso Reis que, na próxima semana, vai representar Portugal no Fórum Económico Mundial.

Afonso Reis criou um projeto, "Inspira o teu Professor", que começou a ser aplicado no ano passado em algumas escolas portuguesas e este ano poderá chegar a vários pontos do mundo, com a divulgação da iniciativa na rede do Fórum Económico Mundial (FEM), que decorre entre 20 e 23 de janeiro em Davos.

Consciente da importância dos professores para o sucesso escolar dos alunos e do pouco reconhecimento social que têm, o jovem economista decidiu pedir ajuda aos alunos para conseguir reforçar o reconhecimento e missão social dos professores.

Através de ações de 90 minutos, os estudantes descobrem a importância dos professores através de perguntas tão simples como "Quantas horas passas com a tua família e quantas passas com os teus professores?", explicou o especialista. "Os alunos rapidamente se começam a aperceber que os professores os influenciam bastante. Depois desafiamo-los a fazer conteúdos para inspirar professores, pedindo-lhes que nos digam "cinco razões para um professor sair da cama" ou "cinco razões que tornam uma aula espetacular", explicou.

O projeto-piloto arrancou em junho de 2015 em seis escolas secundárias de Lisboa e pôs em prática os workshops nos quais os alunos desenvolveram vídeos, testemunhos e outras formas de agradecer aos seus professores.

O trabalho dos estudantes segue depois para diferentes plataformas: Os vídeos vão para o site "Mentes Empreendedoras", as imagens para a página de Facebook e as cartas circulam pelas escolas.

Ao criar o projecto "Inspira o teu professor", Afonso Reis foi convidado para representar Portugal enquanto membro da Global Shapers Community no setor da educação, no encontro anual do FEM.

O projeto arranca a 25 de janeiro em parceria com a Global Shapers Community, existindo já a possibilidade de levar este conceito para outras cidades europeias também no início deste ano. "Através da rede do Fórum fomos mostrando o que estávamos a fazer e agora temos contactos de Rabat, Ahmedabad, na India, Varsóvia, Oxford. Estão interessados em replicar este modelo e nós interessados em que eles experimentem e nos transmitam o que aprenderam para podermos melhorar. A ideia é criar um movimento internacional".

Afonso Reis lembrou que no caso dos alunos que não podem contar com o apoio familiar para os estudos a solução pode passar pelos professores. "Quando não nascemos numa família com o melhor contexto socioeconómico, está provado estatisticamente que os professores são quem melhor consegue contornar o facto de não termos tido todas as oportunidades", lembrou. (...)

Fonte: Público por indicação de Livresco

Sem comentários: