sábado, 27 de fevereiro de 2016

UTAD acolhe II Congresso Nacional de Psicomotricidade

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) acolhe de 4 a 6 de Março, o II Congresso Nacional de Psicomotricidade sob o tema “Desafios da Psicomotricidade numa sociedade em mudança – da investigação à intervenção”.

A iniciativa é organizada conjuntamente pela Associação Portuguesa de Psicomotricidade (APP), em parceria com as instituições de ensino superior que asseguram a formação de 1º ciclo em Reabilitação Psicomotora: Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Universidade de Évora.

Segundo a entidade organizadora, o Congresso pretende constituir-se como um “fórum de divulgação e discussão” para a comunidade dos Psicomotricistas mas também para os profissionais, académicos e investigadores interessados nas questões relativas à Psicomotricidade, possibilitando o debate sobre o estado atual do conhecimento nesta área científica e profissional.

O mundo atual, plural, complexo e dinâmico, é marcado por profundos contrastes, geradores de uma diversidade de possibilidades e constrangimentos que condicionam os modos de adaptação e exigem também progressos nas respostas que a Intervenção Psicomotora pode aportar em termos preventivo, (re)educativo e terapêutico, para lidar com os esses novos problemas.

O evento contará com a participação nomes reconhecidos da Psicomotricidade a nível nacional e internacional, bem como investigadores nacionais e internacionais de áreas científicas afins como as neurociências. Destaca-se, por exemplo, Jean Michel Albaret da Universidade de Toulouse, de Franco Boscaini da Universidade de Verona e de Danbee Kim da Fundação Champalimaud, a nível internacional.

O evento é dirigido a estudantes e profissionais das áreas da Psicomotricidade, da Educação, da Reabilitação (Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala), da Psicologia, da Medicina (Neuropediatria, Pediatria e Saúde Mental), bem como a todos os que se possam interessar por esta área científica e profissional como os utentes e familiares de utentes de serviços de Intervenção/Terapia Psicomotora, responsáveis institucionais das áreas da saúde, da educação e reabilitação de crianças, jovens, adultos e idosos.

Fonte: Oje por indicação de Livresco

Sem comentários: