sexta-feira, 20 de maio de 2016

Touca vibra para ajudar os nadadores cegos

A Blind Cap, desenvolvida pela Samsung em parceria com o Comité Paralímpico de Espanha, quer mudar a forma como os nadadores cegos são avisados para dar a volta no fim da piscina.

Nas competições paralímpicas, quando um nadador cego se aproxima do fim da piscina, o treinador ou um “steward” avisa-o que está na hora de dar a volta através de um toque na cabeça. Para pôr um fim a este método, utilizado desde que a natação para cegos se tornou desporto paralímpico, em 1960, a Samsung criou uma touca que vibra quando os atletas chegam ao fim da pista.

Em parceria com o Comité Paralímpico de Espanha, a marca sul-coreana desenvolveu uma aplicação para “smartphones” Android a partir da qual os treinadores podem avisar os seus atletas de que está na hora de dar a volta e completar mais uma piscina. A Blind Cap vibra ligeiramente assim que o treinador ativa a aplicação e a comunicação é feita via Bluetooth.

De acordo com o vídeo, esta touca inteligente também recolhe informações sobre o desempenho do nadador. Para já, a Blind Cap está a ser testada pela equipa paralímpica espanhola e já foi submetida ao Comité Olímpico Internacional para aprovação.

Na página da aplicação da Blind Cap, na loja da Google, os atletas espanhóis são convidados a utilizar a aplicação para testes.

Fonte: Público


Sem comentários: