domingo, 10 de julho de 2016

Novas tecnologias põem insucesso escolar a zero

Nas salas de aula dos Agrupamentos de Escolas de Vidigueira, Vendas Novas e Ponte de Sor, o tablet é um complemento aos cadernos e aos livros. 
Novas tecnologias, com recurso a software educativo, estão a aproximar os alunos alentejanos ao Mundo e a melhorar os resultados escolares. Os responsáveis do projeto garantem que, nos últimos dois anos, os 140 educandos abrangidos por este programa tiveram "uma taxa de insucesso de zero por cento". 
As crianças aprendem com recurso às novas tecnologias através de um projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, coordenado pela Universidade de Évora, com o apoio tecnológico da Samsung. Os resultados dos primeiros dois anos de trabalho já são visíveis. Segundo Jorge Fiens, da Samsung Portugal, a plataforma desenvolvida pela multinacional tecnológica permite que os estudantes aprendam "quase sem dar por isso". 
Fátima Ralha, docente do 1º Ciclo no Agrupamento de Escolas da Vidigueira, adianta que o projeto é uma "motivação extra para os alunos" e uma "mais-valia para consolidar e aprofundar conhecimentos". 
Recentemente, 26 alunos do Agrupamento de Escolas de Vidigueira e de uma escola da Coreia do Sul partilharam conhecimentos e deram a conhecer as suas raízes culturais através da plataforma tecnológica durante uma hora. Este projeto, no atual modelo, termina em 2018, mas a certeza é a de que as salas de aula vão contar com mais tecnologia ao serviço do ensino no futuro. Esta plataforma de ensino é utilizada atualmente em 2800 escolas de todo o Mundo. 

Fonte: CM por indicação de Livresco

Sem comentários: