segunda-feira, 8 de agosto de 2016

O CONCURSO DE FOTOGRAFIA “A INCLUSÃO NA DIVERSIDADE” AVANÇA PARA MAIS UMA EDIÇÃO

O concurso de fotografia “A inclusão na diversidade”, lançado em 2014 pela Plural&Singular, em parceria com oCentro Português de Fotografia (CPF), está de volta para mais uma edição. No ano de arranque estiveram 61 imagens em concurso, um número que evoluiu para 85 na 2.ª edição. O desafio agora é claro e simples: ultrapassar a centena de “exemplares” de inclusão ou exclusão. Quem abraça este repto? As candidaturas podem ser entregues por correio ou email até 15 de outubro. 

Comecemos pelas novidades: Esta 3.ª edição do concurso de fotografia além de apresentar um novo cartaz, elaborado pelo estúdio criativo +1, tem mais parceiros de divulgação e continua a aceitar mais entidades que se queiram associar, assim como outros apoios e patrocínios. 

Mais… O terceiro elemento do júri este ano, sem que o soubesse, estava ligado ao concurso desde o início. Quando a Plural&Singular decidiu avançar com esta iniciativa tinha que escolher um tema suficientemente abrangente para abarcar tudo e TODOS. E foi o atual presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho e Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Álvaro Laborinho Lúcio, que incitou a organização do concurso à escolha do tema “A inclusão na diversidade”. Agora Álvaro Laborinho Lúcio foi convidado para integrar o júri desta 3.ª edição, que é, novamente, composto por um representante do CPF e pelo fotojornalista do Público, Paulo Pimenta.

Aproveita-se para referir que estão disponíveis no site da Plural&Singular as galerias de imagens - da edição de2014 e da de 2015 - que reúnem a mais de centena e meia de candidaturas das duas edições anteriores. Num concurso dedicado a TODOS, a Plural&Singular dá protagonismo a TODOS e não apenas aos vencedores. 

A Plural&Singular volta a lançar um repto a todas as entidades e instituições para participarem e darem a conhecer os projetos que poderão estar por trás das imagens que candidatam. Mais do que ganhar, o objetivo é contribuir para o registo da Inclusão na Diversidade, participando… 

De resto já se sabe que este concurso pretende assinalar o aniversário da Plural&Singular e o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, ambos comemorados a 3 de dezembro, e que a ideia principal é captar através de uma imagem o verdadeiro sentido de inclusão ou que denuncie a falta dela. 

Relembramos que o tema para este concurso - "A Inclusão na Diversidade" –pretende estimular o “olhar atento” por parte das pessoas ao verdadeiro sentido de inclusão e à presença ou ausência dela no meio que as rodeia, assim como, fazer com que reflitam sobre o que é uma sociedade caracterizada pela diversidade.

Desmistificar a deficiência junto das pessoas sem deficiência e combater os atos discriminatórios associados às ‘diferenças’ são outros propósitos importantes deste concurso de fotografia promovido em prol de uma sociedade verdadeiramente inclusiva na diversidade.

Embora esteja patente no regulamento, nota para o facto das fotografias serem avaliadas com base nos seguintes critérios: adequação ao tema do concurso; originalidade; criatividade; composição e podem concorrer todos os fotógrafos, amadores e profissionais, crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos, a título individual ou em representação de alguma entidade.

Por último, sublinhar que a entrega de trabalhos decorre até 15 de outubro e os vencedores do concurso são anunciados publicamente com o lançamento da 17.ª edição da Plural&Singular durante a manhã do dia 3 de dezembro e numa cerimónia a realizar na parte da tarde no Centro Português de Fotografia, no Porto. 

Mais informações através do email geral@pluralesingular.pt ou pelo telefone 913077505 








Sem comentários: