sexta-feira, 9 de setembro de 2016

"Construir um currículo que potencia a inclusão"

Reproduz-se um excerto da entrevista do Secretário da Educação onde se pronuncia sobre os alunos com necessidades educativas especiais.

A exigência de que os alunos com necessidades educativas especiais passem 60% do tempo escolar integrados nas turmas, para que estas possam ter uma redução, gerou apreensão. O ministério vai acompanhar a medida, para garantir que não terá efeitos contraproducentes, como reduzir apoios individuais a quem precisa deles?

A atividade da Educação Especial é sempre acompanhada. É nosso pressuposto que a inclusão não se confunde com integração. Não basta ao aluno com deficiência estar na escola. Ele tem de estar com os outros e os outros crescem no contacto com eles. Por isso, a escola inclusiva é aquela em não há lugar a dizer que um aluno - seja qual for a sua condição - "não está a fazer nada na aula". Isto passa pela construção de um currículo mais inclusivo que também é resposta a estes alunos. É de notar que temos 41% de turmas com 20 alunos, o que sugere que teremos mais alunos com necessidades especiais com lugar na sala de aula. Os restantes apoios continuam a ser assegurados.

Fonte: DN por indicação de Livresco

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