domingo, 25 de setembro de 2016

David Justino: cerca de 10 a 15% "nunca" deveria ter sido professor

O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), David Justino, afirmou, neste sábado, em Coimbra que a ideia de que toda a despesa em educação é investimento "é uma treta", referindo que os países que mais investem nem sempre obtêm os melhores resultados. (...)

Para David Justino, o financiamento tem de estar "ajustado às dinâmicas" do setor, sendo que, se não se olhar para os alunos, professores e encarregados de educação, o financiamento acaba por ser apenas "despesa".

Um dos exemplos referidos durante a sua intervenção na conferência foi a introdução de medidas que permitam "aumentar a qualidade dos professores", o que traduzir-se-ia "em melhores resultados".

De acordo com o presidente do CNE, a formação inicial dos docentes "é importante", mas é também necessário "saber recrutá-los e, se necessário, saber dispensá-los".

Há pessoas que não foram feitas para aquilo e passam lá uma eternidade. Um professor com 30 anos de carreira, se for mau professor, o que é que ele destruiu", questionou, sublinhando a importância de se ter conhecimento sobre os recursos humanos disponíveis.

Segundo David Justino, haverá cerca de 10% a 15% de professores que "nunca" deveriam ter praticado docência, sendo que não se pode dizer que "todos os professores são iguais". (...)

Fonte: TVI24

Sem comentários: