sábado, 11 de março de 2017

"Os programas precisam ser dedicados às pessoas"

"Tornar a inclusão digital possível" foi o lema do evento final Able to Include, que teve lugar em Bruxelas. O encontro concluiu o projeto Able to Include, uma iniciativa que desenvolveu tecnologia assistiva para ajudar as pessoas com deficiência intelectual a usar os meios de comunicação social.


Participantes de diferentes países europeus puderam ouvir as apresentações que fizeram uma ligação entre o conceito geral de acessibilidade, as experiências com aplicativos e software feitas durante o desenvolvimento do Able to Include  e os resultados finais.
Ineke Schuurman, da Universidade de Leuven, na Bélgica, abriu o evento dando uma breve visão geral do projeto: "O objetivo da Able to Include era melhorar as condições de vida das pessoas com deficiências intelectuais ou de desenvolvimento", explicou. Vários serviços foram desenvolvidos para esta finalidade:
- uma "accessibility layer" de acessibilidade que é open-source e pode ser usado por desenvolvedores em todos os lugares
- a aplicação de mobilidade do PictoChat
- Kolumba, uma conta de e-mail fácil de usar

O diretor da Inclusion Europe, Milan Šveřepa, sublinhou a importância do projecto para uma vida independente: "O acesso à informação é crucial para a tomada de decisões", afirmou. Os serviços da Able to Include ajudam as pessoas com deficiência intelectual a obter as informações de que necessitam.

Alejandro Moledo, Diretor de Novas Tecnologias e Inovação do Fórum Europeu de Deficiência enfatizou como a falta de acessibilidade é um problema para todas as pessoas com deficiência, já que "uma em cada três pessoas com deficiência nunca usou a internet". Isso representa 54% daqueles que nunca estiveram online. É importante ter uma Lei de Acessibilidade Europeia forte para melhorar a acessibilidade de sites em toda a Europa.

Liz Tilly e Satnam Singh da Building Bridges Training, um dos parceiros do projeto, fizeram uma introdução sobre como estavam envolvidos no desenvolvimento e nos testes dos diferentes aplicativos. "Esses aplicativos deram confiança às pessoas", como disse Liz Tilly. Os testadores agora estão a usar a Internet mais para encontrar informações ou pedir a outros para fazê-lo para eles. Alguns membros do grupo de teste até compraram os seus próprios tablets, e as sessões de testes foram uma oportunidade para eles fazerem novos amigos e conexões.

Fonte: Able to include (em inglês)

Sem comentários: