sábado, 22 de abril de 2017

Redução do número de alunos por turma abrange 200 mil estudantes

A redução do número de alunos por turma, que avança no próximo ano letivo nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), vai abranger 200 mil estudantes, disse esta quarta-feira o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. 
"Trabalhamos já para que no próximo ano essa redução possa acontecer para números pré-2013", afirmou Tiago Brandão Rodrigues aos jornalistas, em Coimbra. 
Quase mil escolas "vão beneficiar desta redução do número de alunos por turma", algo que o ministro da Educação acredita ser "positivo também em todo o processo" de ensino e aprendizagem. 
"Os meios socioeconomicamente desfavoráveis têm na diminuição do número de alunos por turma uma consequência mais positiva", sublinhou. 
O ministro disse que o Governo pretende "que esta redução se possa estender a todos os agrupamentos" de escolas do país. 
No ano letivo de 2017-2018, "já é possível fazê-lo no início de ciclo nestas escolas que são uma prioridade", salientou o ministro da Educação, no final de uma visita à Escola Básica de Solum Sul, na área urbana de Coimbra, destinada a assinalar o arranque do terceiro período letivo. 
O programa TEIP é uma iniciativa governamental que abrange atualmente 137 agrupamentos e escolas não agrupadas localizados em "territórios económica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam". 
Os objetivos centrais do programa, são "a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos", segundo a página da internet da Direção-Geral da Educação. 

Fonte: CM por indicação de Livresco

Sem comentários: