quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Cidadãos surdos com novo serviço de atendimento no Gabinete do Munícipe

O Gabinete do Munícipe do Porto vai disponibilizar, a partir da próxima quinta-feira, 2 de novembro, um novo serviço dirigido aos cidadãos surdos. A comunicação entre o cidadão surdo e o colaborador do Gabinete do Munícipe que o atender, seja por via presencial seja através de chamada telefónica, vai passar a fazer-se por videochamada contando com a ajuda de um intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP).

A novidade insere-se no âmbito do projeto “Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP”, dinamizado pela Área Metropolitana do Porto, anunciou esta terça-feira o município.

Os contactos telefónicos poderão ser realizados a partir de um registo prévio no Portal do Cidadão Surdo ou através do telemóvel (marcando o número 12472, com o custo de 1 cêntimo/min) ou ainda via Skype (adicionando nos contactos a conta “Serviin – Intérprete LGP”).

“No atendimento presencial, o técnico do Gabinete do Munícipe, com recurso a um “tablet”, estabelece contacto (através do Serviin, via Skype) com o intérprete em LGP e este, através de videochamada, traduz-lhe a informação veiculada pelo cidadão”, explica a autarquia.

Anular as barreiras na acessibilidade à informação e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, são os objetivos traçados, “permitindo aos cidadãos surdos contactar com o atendimento do Gabinete do Munícipe de uma forma mais autónoma e imediata”.

Informações adicionais encontram-se disponíveis no Portal do Cidadão Surdo.

Fonte: UP por indicação de Livresco

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