sábado, 16 de dezembro de 2017

Crianças de Leiria editam livro inclusivo em multiformato

"A Rainha das Rosas", que foi coordenado pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Politécnico de Leiria (CRID/IPLeiria), foi criado por 96 crianças do concelho de Leiria, e reúne, num único exemplar, texto aumentado, braille e imagens em relevo para crianças cegas ou com baixa visão, pictogramas para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza.

Inclui ainda um código QR, que remete para as versões audiolivro, para crianças cegas, e videolivro em Língua Gestual Portuguesa para crianças surdas.

A obra nasceu pela mão dos meninos entre os três e os 10 anos, dos Jardins de Infância de Reixida e de Famalicão (32 crianças), e da Escola Básica de Reixida (64 alunos), na freguesia de Cortes, responsáveis pela criação da história, pela ilustração e pela montagem manual da obra, livro a livro.

A presidente da Associação das Escolas da Freguesia de Cortes, Andreia Santos, explicou à Lusa que a "ideia inicial era fazer um livro simples", mas depois da ilustradora Tânia Bailão Lopes ter apresentado uma obra inclusiva, os pais decidiram criar um livro inclusivo.

"Depois de sabermos que os livros inclusivos eram tão reduzidos, ainda mais quisemos realizar este projeto", salientou Andreia Santos.

Esta mãe avançou que os professores e educadores "são pessoas muito humanas e que transmitem valores" e "algumas crianças têm família com pessoas com mobilidade reduzida", pelo que "não foi difícil fazê-las embarcar nesta aventura".

Andreia Santos acrescentou que as crianças estiveram "muito entusiasmadas" na realização do projeto e acredita que, "se desde pequenos forem alertados para este tipo de questões, vão ser adultos mais humanos, mais compreensivos, mais tolerantes e mais participativos".

Já a coordenadora do CRID, Célia Sousa, disse à Lusa que o facto de este projeto "envolver as crianças, vai sensibilizá-los para que sejam adultos mais sensíveis no futuro".

Célia Sousa explicou que as crianças escreveram os textos e o CRID transformou-os em textos simples, e incluiu todas as possibilidades para serem acessíveis a todos.

A ilustradora Tânia Bailão Lopes compilou os desenhos dos alunos.

"A Rainha das Rosas" é uma edição limitada de apenas 1.000 exemplares, tem o valor de 10 euros, e está à venda no CRID/IPLeiria, nas lojas Americana, e também através da Associação de Pais das Cortes.

Fonte: DN por indicação de Livresco

Sem comentários: